do adeus

Até o seu jeito de ir embora é bonito. As mãos que se afastam e o sorriso que vai sumindo, dando lugar a uma olhadela no relógio. Os passos curtinhos que viram passos largos ao fechar da minha porta. E eu sei que em cada som que sai desse adeus não pronunciado tem uma culpa minha. Como no dia em que eu te fiz passar horas naquele trânsito. Ou os elogios que eu respondia com desdém. Não por maldade ou algo do tipo, mas por não me sentir digna deles.

Tem uma beleza no seu jeito de colocar as mãos no meu rosto e no beijo que você sempre me dá nas costas antes de suspirar e deitar. Na sua voz quando diz “deita aqui comigo, deita”. Naquele vai e vem da mão esquerda na minha panturrilha enquanto me olha atento. No sorriso que você acha que eu não vejo só porque a luz está apagada. Nos beijos que começam no pescoço e vão até os olhos antes de dizer boa noite. E eu sei que em cada som desse adeus não pronunciado tem uma culpa minha. Como naquela noite em que você chegou cheio de coisas pra contar e eu não te respondi porque tinha bebido demais. Ou aquela manhã que você tentou me contar uma coisa, mas eu acabei dormindo em seguida e esqueci tudo.

Eu sei que todo dia você vai embora um pouco. Os passos curtos se alargam. A voz vai ficando baixinha. Não é por querer. Mas quem não sente esse medo? Quem não ouve o ensurdecedor adeus mudo? É como ter nas mãos um tesouro feito de lembranças. É como conseguir segurar um arco-íris. É como se o medo estivesse numa caixinha. Mas até o medo com você é bonito de sentir. Aí, eu disse sim, e aceitei tudo o que você não propôs.

Até o medo é bonito de sentir. E o adeus virou até… Não sei quando.

Deixe um comentário

