Artigo: Cidades desiguais e coreografias de resistência

Este artigo está disponível, em versão resumida, nos Anais do X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT) e foi apresentado durante o Encontro. As alterações foram pequenas, fiz para adequação ao formato do Enecult, mas o trabalho completo você pode baixar aqui.

Resumo: O objetivo deste trabalho é reunir reflexões sobre os processos de espetacularização dos grandes centros urbanos brasileiros, bem como as consequências e resistências em torno destes processos. Partindo das transformações urbanísticas – que também são frutos de escolhas políticas – sofridas pelo Rio de Janeiro ao longo dos séculos, destacamos o aumento da desigualdade e as tentativas de expulsão das populações de baixa renda das áreas centrais como principais consequências, mas não as únicas. Desdobrando esse movimento, observamos a repressão ao lazer dessas classes, bem como as barreiras impostas à construção de outras formas de vivência dos espaços urbanos.

Utilizamos como exemplos dessas consequências a proibição dos bailes funk no Rio de Janeiro durante a década de 1990 e a recente repressão aos chamados rolezinhos. Entendendo a semelhança entre as origens de classe dos participantes dos rolezinhos e dos principais produtores e consumidores de funk na década de 1990, traçamos um paralelo entre os dois acontecimentos. A reflexão sobre as vivências na cidade e a democratização do espaço urbano permeiam os debates presentes neste ensaio. Apontamos também dois exemplos de resistência a esse processo: as Rodas de Funk e o Sarau Apafunk, ambos organizados pela Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (Apafunk) no Rio de Janeiro.

Para ler o artigo completo clique aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: