O caminho contrário

Minha vida era te esperar. Fiz e desfiz caminhos impossíveis por isso. Para isso. E te esperava todos os dias como a criança espera pra rasgar as embalagens de caixas coloridas no Natal. Esperava como o doente aguardando a caneta para assinar a alta. Como a flor espera a primavera pra desabrochar e explodir em cheiros e cores. Como o trabalhador espera o fim de semana. Como o coração espera a paz.

Me lembro das tardes em frente ao espelho, ajeitando os cabelos com os dedos. De me manter natural, você gostava assim. Me lembro de escolher a melhor roupa com calma, porque no fundo eu sabia que você demoraria. Me lembro de calçar os sapatos mais confortáveis. Me lembro de olhar ao redor. Me lembro da espera.

Não me cansava. Valia à pena. Duras penas, mas belas como as de um pavão. Sabia que se chegasse o dia, o esplendor da manhã de verão se daria. Era como segurar as mãos da fé que dizemos sentir. Era como sentir a fé que dizemos. Era como materializar-se em fé. Não deu.

Você cansou de me ver esperar. Achava que não conseguiria chegar nunca. E de fato nunca chegou. Nunca esteve próximo de adentrar o caminho.

Não eram necessários passos largos e nem charretes. Não precisava de bússola, GPS, radar. Não precisava de tênis de corridas e nem de monitor cardíaco. Não precisava de vale-transporte, gasolina, óleo diesel. Não precisava de nada além do corpo nu, alguma disposição e uma verdade. E mesmo assim, você não pegou a estrada.

Você nunca chegou, embora acreditasse já estar lá. Mentia pra si mesmo na esperança de que eu desistisse. Enganou-se outra vez, eu seguia ali, sentada num banquinho, vendo a vida passar. Sequer olhei o relógio, mas hoje sei que o tempo passou. A espera durou muito. Nem percebi. Ao sabor das escolhas tristes, o caminho inverso parecia belo.

Você não só nunca chegou, como partiu de vez. Escolheu o caminho contrário. Então morri.

Deixe um comentário

