Vizinhança

Daqui da minha janela eu vejo a mansão do Eike Batista. Ela fica no morro, logo abaixo do cristo redentor. É uma casa muito grande e, mesmo com várias outras casas (que, pra mim, somam um absurdo sem tamanho) no mesmo morro, ela é a única que pode realmente ser vista. Isso porque, provavelmente, se somarmos o consumo de energia do Humaitá inteiro, não dá o que ele gasta pra iluminar seu carro de luxo. Ele guarda o carro de luxo na sala. Provavelmente pra exibir pras visitas.

O absurdo é ainda maior. Explico: andando sentido Botafogo, duas quadras daqui, tem uma favela chamada de “modelo” pelas ~~autoridades~~. É o Santa Marta, onde mora o querido amigo e ativista Repper Fiell e muitas outras pessoas excelentes. Entre essas pessoas estão as que serão removidas por uma suposta “lei de proteção ambiental”. Além disso, constrói-se, ao mesmo tempo, um muro ao redor do morro Dona Marta (sim, o morro é Dona Marta e a favela se chama Santa Marta). O muro, segundo o governo, serve para evitar novas construções no morro. Proteger o tal meio ambiente.

Pois qual não é a minha indignação, ao me tornar uma quase-vizinha desse abutre, ao perceber que ao lado de sua mansão algum milionário também constrói seu lar doce lar? Sim, a algumas quadras do Santa Marta existe alguém bastante rico. Que está construindo sua mansão. Que será vizinho do Eike Batista e do Cristo Redentor. Que pode ter comprado sua licença ambiental. Que ninguém sabe como (e de quem) comprou o terreno. E que, sem dúvida, ignora a existência de um muro que impede novas casas e derruba casas antigas no Santa Marta. Casas essas que não contam com um décimo do luxo e da estrutura da do Eike. E que convivem com esgoto a céu aberto. E que serão colocadas abaixo junto com histórias de vida.

Esse é o Rio de Janeiro. Sempre desigual, nunca desconectado. Mas cheio de contradições bancadas por um Estado especulador. Cantemos a resistência do povo do Santa Marta!

economia1

Mansão do Eike e seu carro exposto como obra de arte na sala.

3FEV RIO DE JANEIRO MURO 02

Muros cercando o Santa Marta.

Anúncios

Uma opinião sobre “Vizinhança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: